pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (UNED) e a Federação Espanhola de Esperanto firmaram acordo para a inclusão da Língua Internacional Neutra no Centro Universitário de Idiomas Digital e a Distância. Trata-se da maior instituição de ensino não presencial de idiomas do país. Está a ser elaborado edital para a seleção do professor.

Festa dos Aniversariantes do Mês na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

No próximo dia 25, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas vai realizar a Festa dos Aniversariantes do Mês. A programação terá a exibição de dos filmes “Festa de Carnaval em Esperanto”, de Fábio Monteiro, e “Para a comunicação mundial em paz e liberdade”, do advogado Ivo Lapena. Em seguida serão servidos bolo, salgadinhos, sucos e refrigerantes. A reunião começa às 17h. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208 – no Centro do Rio de Janeiro.

 

Precisa-se de cinegrafistas

 

A Associação Universal de Esperanto está à procura de cinegrafistas para a filmagem do próximo congresso universal do idioma. O evento acontecerá em Lisboa, entre os dias 28 de julho e quatro de agosto. Os interessados podem ser profissionais ou amadores, mas devem ter câmera própria e ser capazes de realizar entrevistas e editar vídeos. O trabalho será voluntário e a UEA fará o credenciamento dos selecionados. Os interessados devem mandar currículo para o correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até a próxima segunda-feira, dia 16.

 

Biografia do criador do esperanto chega ao mercado brasileiro

 

Chegou ao mercado o livro “Zamenhof – vida, obra e ideias do autor do esperanto”. Trata-se da versão em português “Zamenhof – biografia skizo”, publicado em 2009 pelo jornalista russo Aleksander Korĵenkov. A tradução foi feita pelo professor brasileiro Fernando Pita, que adicionou notas próprias e textos sobre o idioma, escritos pelo linguista britânico Humphrey Tonkin, além de vasto material fotográfico. O livro “Zamenhof – vida, obra e ideias do autor do esperanto” pode ser encontrado nas principais livrarias esperantistas do país, bem como no site da Associação Universal de Esperanto, em www.uea.org. 

 

Seleção esperantista encara time português em busca da Taça Zamenhof

 

A seleção do esperanto está pronta para voltar a campo. A bola vai rolar no dia dois de agosto, em Lisboa, por ocasião do congresso universal do idioma. O adversário será a equipe máster da ADQC (Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde), da região de Setúbal. O vencedor receberá a Taça Zamenhof. A seleção do esperanto é treinada pelo argentino Jorge Montanari, que palestrou na Cooperativa Cultural dos Esperantistas no mês passado. Embora o técnico já tenha em mente o time titular, alguns jogadores que se destacarem nos treinamentos poderão serão incorporados ao elenco.

 

Estados Unidos e Canadá preparam congresso conjunto de esperanto

 

Estados Unidos e Canadá realizaram congresso conjunto de esperanto. O evento aconteceu em Seattle, na região noroeste estadunidense, entre os dias 13 e 16 de julho. O tema central foi “Construção e entretenimento da comunidade esperantista”, apresentado pelo programador Chuck Smith. A programação teve palestras, passeios, apresentações musicais e outras atrações. A organização foi de responsabilidade das instituições Esperanto-USA e Associação Esperantista Canadense.

 

Esperantistas cegos reúnem-se na Croácia

 

Entre sete e quatorze de julho aconteceu em Zagreb, na Croácia, o 84º Congresso Internacional de Esperantistas Cegos. O tema foi “O que, como e quanto lemos?”.

 

Sucesso de encontros esperantistas desperta a atenção de organizadores de aplicativo

 

O esperanto é um sucesso no Duolinguo. A língua criada por Zamenhof é a sexta mais ativa no recém-implantado sistema de eventos presenciais do aplicativo. A Associação Universal de Esperanto (UEA) colabora na elaboração e na divulgação da agenda. Recentemente aconteceram encontros em Londres, Paris, Madri e Santos. Perto de dois milhões de pessoas já aprenderam o idioma pelo Duolinguo. De acordo com o brasileiro Emilio Cid, diretor da UEA, os organizadores do app têm uma imagem positiva da Língua Internacional Neutra e estão prontos para auxiliar na realização de reuniões culturais para os alunos.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • A Organização da Juventude Esperantista Brasileira publicou a ata de sua última Assembleia Geral Ordinária.
  • A Editora Lorenz publicou o livro “La Senditoj”, versão em esperanto de “Os Mensageiros”, do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier.
  • A Organização da Juventude Esperantista Brasileira vai realizar, entre seis e nove de setembro, mais uma edição do encontro de inverno VINA.
  • A editora russa Sezonoj anunciou mais um programa do podcast Radio Esperanto.
  • Entre os dias 20 e 22 de julho aconteceu em Madri mais um Congresso Espanhol de Esperanto.
  • Também na Espanha, mas em Badajoz, no oeste do país, próximo à fronteira com Portugal, ocorreu o Congresso Internacional da Juventude Esperantista.
  • Entre 27 de julho e cinco de agosto aconteceu a Décima Regata Esperantista no Rio Kupa, entre a Croácia e a Eslovênia.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado