pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       Entre 28 de julho e quatro de agosto, realizou-se em Portugal o 103º Congresso Universal de Esperanto. Lisboa recebeu 1600 esperantistas, provenientes de 75 países. O tema foi “Culturas, línguas, globalização: para onde agora?”

       O movimento espírita marcou presença, por meio da tradicional reunião da Editora Lorenz, quando se deu o lançamento internacional dos livros Almanaque Lorenz 2018 e La Senditoj.

       Ouvintes e apresentadores de programas de rádio e podcasts também se reuniram. Simultaneamente ocorreu o Congressinho Infantil.

       Houve apresentações de música, dança e teatro. Um dos destaques na parte artística foi o show do cantor francês JoMo.

 

Mais dois títulos para a coleção

O médico brasileiro Paulo Sérgio Viana ficou em segundo lugar na categoria Prosa, no último Concurso de Artes da Associação Universal de Esperanto (UEA). Ele recebeu 182 euros, pouco mais de 780 reais, pelo texto “Paperfolio” (Folha de papel). O prêmio foi concedido no recém-terminado congresso internacional do idioma, em Lisboa. O escritor recebeu, ainda, menção honrosa na categoria Microconto, com “Magia Penso” (Pensamento mágico). Paulo Sérgio Viana é o esperantista brasileiro mais premiado pela UEA. Ao todo, coleciona onze premiações e menções honrosas.

 

Escritor esperantista brasileiro premiado no exterior

O livro “La malbeno de Tarumo kaj Nurana”, em português “A maldição de Taruma e Nurana”, do escritor brasileiro José Mauro Progiante, foi o vencedor da categoria Livro Infantil do Concurso de Artes da Associação Universal de Esperanto. O anúncio foi feito durante o recém-terminado congresso universal do idioma, em Lisboa.

A narrativa aborda a aventura de cinco crianças de continentes diferentes, que se encontram no Brasil, num congresso da língua internacional. Sem querer, elas se envolvem numa aventura que começou séculos antes, quando dois totens foram roubados de uma tribo indígena, dando origem a uma terrível maldição.

Trata-se da estreia do autor na literatura infanto-juvenil. A obra foi publicada no ano passado, pela Associação Paulista de Esperanto.

 

Palestra sobre Evangelho, Espiritismo e Esperanto no CEERJ

“O Esperanto e a Lei de Sociedade”: este é o tema da palestra a ser realizada no próximo dia 18, no Conselho Espirita do Estado do Rio de Janeiro. O expositor será Moisés dos Santos Pereira. O evento começa às dez da manhã. O endereço é Rua dos Inválidos, 182, no Centro do Rio.

 

Novo disco de grupo esperantista sueco

 

O grupo sueco La Perdita Generacio lançou o single “La centa fojo”. O formato single corresponde ao antigo “compacto simples”, disco que continha duas músicas. A faixa-título é uma homenagem ao programa de rádio Varsovia Vento. A outra música, intitulada “Ni unuiĝas je orbitoj”, convida o ouvinte à reflexão e à meditação. A revista El Popola Ĉinio avaliou positivamente o trabalho. A obra está disponível em meio eletrônico, no site www.vinilkosmo-mp3.com.

 

 

Professores de esperanto realizam intercâmbio na China

 

Aconteceu na China um intercâmbio entre professores de esperanto. O evento ocorreu em três de julho, numa escola de ensino médio, localizada em Dandong, próximo à fronteira com a Coreia do Norte. Participaram 18 instrutores, provenientes de várias regiões do país, bem como um grupo de esperantistas da cidade. A pronúncia da Língua Internacional Neutra foi o ponto principal das discussões. As palestras foram enriquecidas com cantos e atividades interativas. Ao final, os professores partiram em direção à capital norte-coreana.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • O músico esperantista brasileiro Rafael Milhomem lançou o CD instrumental "Flugantaj melodioj".
  • Está em andamento o concurso da Liga Internacional de Esperantistas Radioamadores (ILERA).
  • Entre 20 e 28 de julho, aconteceu em Madri, na Espanha, o 51º Congresso da Liga Internacional de Professores de Esperanto (ILEI).
  • A Organização da Juventude Esperantista Brasileira vai realizar, entre seis e nove de setembro, mais uma edição do encontro de inverno VINA.
  • O brasileiro Fernando Maia Junior foi eleito para a diretoria da Associação Universal de Esperanto.
  • Entre seis e 13 de agosto, realizou-se, em Podebrady, na República Checa, o 22º Congresso Ecumênico de Esperanto
  • De 18 a 25 de agosto aconteceu em San Marino o Congresso Italiano de Esperanto.
  • A diretoria da Associação Universal de Esperanto não deixou claro se o Jarlibro circulará no próximo ano.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado