pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2014

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -

“O anjo bom da Bahia”

Andava por toda a cidade do Salvador, batendo de porta em porta, pedindo ajuda para os seus filhos. Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nome de batismo, com sua saúde frágil, voz fraca e baixa estatura, nasceu em 26 de maio de 1914. Conhecida como “o anjo bom da Bahia”, seu objetivo era salvar vidas humanas. Adotou o nome Dulce para homenagear sua mãe, Dulce Maria.

Seu pai era dentista e professor da Universidade Federal da Bahia. Aos 17 anos, antes de se tornar religiosa, acolhia mendigos no quintal de casa, com autorização de seus pais. Desde os treze anos já demonstrava vocação para a vida religiosa.

Saúde precária

Sempre doente, com graves problemas pulmonares, saía da cama, para atender os doentes, sem que os médicos entendessem como conseguia se levantar. Viveu os últimos 30 anos de sua vida com 70% de sua capacidade respiratória comprometida. Aos 76 anos, dormia em média 2 horas por dia.

As obras sociais

No início, a Irmã recolhia as crianças da rua. Desnutrição e desidratação eram as doenças mais freqüentes. Todos eram seus filhos.

Os doentes eram acolhidos em torno da Igreja do Bonfim, mas precisou se retirar e foi para o Mercado do Peixe. Durante aproximadamente 10 anos peregrinou com eles. Precisava de um hospital para abrigá-los e, com autorização da direção do Convento Santo Antonio criou, em 1949, o Hospital Santo Antonio, ocupando o antigo galinheiro do seu convento, que depois de limpo e bem arrumado abrigou cerca de 70 doentes. Assim começou o que hoje é referência de obra social na Bahia. As obras de Irmã Dulce atendem toda a sorte de necessidades da população carente.

Em 1988 foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz pelo então presidente José Sarney, mas não foi escolhida.

Homenagens ao centenário

O dia 25 de maio foi marcado pelas homenagens aos 100 anos de seu nascimento. Uma procissão, com cerca de 20 mil pessoas, saiu da Basílica do Senhor do Bonfim em direção à Praça Irmã Dulce e depois uma missa campal foi presidida pelo Arcebispo de Salvador. Atores que fazem parte do filme que conta a sua vida participaram dessa homenagem, como Marcos Frota e Bianca Comparatto. Além desta outras justas homenagens foram prestadas à Irmã Dulce através de publicações na imprensa e noticiadas em outras mídias.

Frases de Irmã Dulce

“O remédio pode custar o preço que for porque a vida vale mais do que qualquer preço de remédio.”

 

“O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós.”

“Tudo o que vai com Deus e com fé vai bem.”

“É preciso ver no sofrimento não apenas a dor, mas também um tesouro que devemos saber explorar em benefício da nossa alma.”

 

“O importante é fazer caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus.”

“Habitue-se a ouvir a voz do seu coração. É através dele que Deus fala conosco e nos dá a força que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos que surgem na nossa estrada.”

 

“Quando estiverem em uma situação difícil, e sentirem que já não podem mais, não desanimem, estejam seguros, que ainda que as coisas pareçam muito complicadas, não deixem que frustrem seus sonhos e não percam nunca... nunca a esperança, e lembrem-se que quando a noite estiver mais escura, é porque já vai sair o sol.”

Nossa singela homenagem

Também nos unimos nessa doce lembrança à missionária baiana que desempenhou com tanto amor sua tarefa humanitária. Cuidar dos necessitados, amenizando os seus sofrimentos, era o “seu milagre diário.” Um exemplo de vida cristã!

Divaldo Pereira Franco, outro baiano, espírita, trabalhador incansável na Seara do Mestre, lembra, em suas conferências, da amiga Irmã Dulce, com muito carinho e respeito. Os que fazem o Bem se atraem. Espalhar o bem é tarefa de todos nós!

Nesses dias tão desafiadores que vivemos, oremos diariamente pela implantação do Bem e da Paz em todos os corações.

Que Deus nos guie e abençoe!

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado