pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2014

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -

A primeira mulher bispo da Igreja Anglicana da Inglaterra poderá ser nomeada no final deste ano. No dia 14 de julho, por esmagadora maioria, foi aprovada a ordenação de mulheres como bispos, uma medida histórica!

Há mais de 20 anos as mulheres podem exercer o sacerdócio nessa Igreja, mas estavam impedidas de progredir na hierarquia.

Em 2012, esta reforma já tinha sido aprovada numa das duas câmaras do sínodo, órgão colegiado dos bispos e clérigos. Entretanto, não obteve aprovação na outra câmara composta por membros mais tradicionalistas da Igreja.

Ao ser anunciado o resultado da votação, o bispo de York, no norte da Inglaterra, onde se realizou o sínodo, pediu “contenção”, mas as manifestações de alegria foram ouvidas por todos.

Na assembleia dos bispos, 37 votaram a favor e 2 contra. Na assembleia dos clérigos (sacerdotes), 162 votaram a favor, 25 contra e 4 abstenções. A votação decisiva veio da assembleia dos leigos, com 152 membros que votaram a favor, 45 contra e 5 abstenções.

John Sentanu, arcebispo de York, declarou: “Gerações de mulheres serviram o Senhor na Igreja da Inglaterra durante séculos. Este é um momento de glória: o bispado foi-lhes aberto.”

 

Igreja Anglicana

O Anglicanismo é a religião oficial da Inglaterra desde o reinado de Elizabeth I. Nasceu não de um movimento de ideias, mas da vontade do rei Henrique VIII que, em 1531, se autonomeou chefe da Igreja da Inglaterra, por discordar do Papa Clemente VII, que se recusou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, viúva de seu irmão mais velho. Após o rompimento com a Igreja católica, o rei casou-se com Ana Bolena. Foi excomungado e passou a perseguir violentamente tanto os católicos quanto os protestantes que não aceitassem sua reforma. Em 1536 Ana Bolena foi executada, acusada de adultério. Henrique VIII casou-se mais 4 vezes: primeiro com Jane Seymour, depois com Ana de Cléves, que em 1540 marca sua aproximação com os princípios luteranos. No mesmo ano se separa e casa-se com Catarina Howard e, finalmente, em 1543, com Catarina Parr, que desempenhou importante papel no abrandamento das perseguições aos protestantes.

A Igreja Anglicana hoje conta com 80 milhões de fiéis em 165 países. Essa aprovação não obriga as outras igrejas anglicanas a ordenar mulheres bispos, embora a aprovação na Inglaterra exerça uma forte pressão nesse sentido.

Comentam alguns observadores que a comunidade anglicana espera mudar a imagem de igreja retrógrada, comparada com outras consideradas progressistas por já terem autorizado a ordenação de mulheres como bispos. É o caso dos Estados Unidos, País de Gales, Austrália, Canadá e Suazilândia. A reforma obteve o apoio do Primeiro Ministro David Cameron.

 

A Mensagem Evangélica

Jesus inaugura a era do legítimo feminismo. Respeitou e deu dignidade à mulher que, pelas leis da época, poderia ser vendida, valendo menos que um animal. Era igualada ao escravo pagão porque o escravo judeu era mais respeitado. Conta o historiador Flávio Josefo: “A mulher, diz a lei, é inferior ao homem em todas as coisas.”

Jesus foi o primeiro a defender a mulher para que ela pudesse seguir lado a lado com o homem na caminhada evolutiva. O Mestre a ninguém condenava. “Ninguém te condenou? Nem eu tampouco te condeno. Vai e não peques mais”. (João, cap.8 v.3 a 11). Fala de igualdade, liberdade e responsabilidade.

Assim também a Doutrina Espírita que, através da reencarnação, prova que somos espíritos imortais; ora encarnamos em corpos femininos, ora em corpos masculinos. Portanto, caminhar lado a lado é a proposta espírita que demonstra, através das leis da reencarnação, os compromissos que assumimos diante da vida. Colheremos conforme o nosso semear.

Que venham outras conquistas, frutos do entendimento, em busca da igualdade desses direitos na sociedade para homens e mulheres, pois só assim estaremos construindo um mundo melhor!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado