pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2014

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -

Surgida nos Estados Unidos na década de 90, a campanha Outubro Rosa vem crescendo a cada ano. O objetivo é chamar a atenção do público sobre os riscos do câncer de mama. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e o exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer.

Se diagnosticado precocemente o índice de cura é de até 95%. Os homens também correm esse risco, daí a campanha Novembro Azul; da mesma forma, visa chamar atenção das pessoas para a necessidade do diagnóstico precoce.

A proposta de adesão à causa é se vestir com alguma peça rosa, no dia 25 de outubro. Para aderir à campanha muitas iniciativas foram tomadas, como iluminar de rosa alguns pontos turísticos. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Niterói, criação de Niemeyer, em 2013 ganhou este tom. Ficou mais bonito ainda! Este ano alguns monumentos e pontos turísticos foram iluminados, como o Teatro Amazonas em Manaus, a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, o Viaduto do Chá e o Monumento às Bandeiras, em São Paulo, o Congresso Nacional, em Brasília.

Novamente o MAC foi iluminado e outros pontos também. ONGs, empresas e órgãos públicos também participam da campanha de alerta sobre os riscos do câncer de mama.

O câncer e a dor

O câncer é uma doença que não se manifesta por dor e pode surgir em mulheres com ou sem histórico familiar. Por isso é importante participar desta iniciativa alertando outras mulheres a se prevenirem. Já ouvi depoimentos de mulheres que por serem viúvas ou terem idade avançada julgavam não correr risco de certas doenças e daí não agendarem uma consulta ao ginecologista para o exame do Papanicolau e outros como a mamografia, fundamental para o diagnóstico do câncer de mama.

Cuidados com a saúde

Mais idade, mais cuidados são necessários. O corpo é “o engenho divino”, no dizer do espírito Emmanuel. Essa página está no Livro da Esperança, psicografado por Francisco Cândido Xavier. E comenta o mentor espiritual do inesquecível Chico Xavier que, podemos fazer cirurgias, implantes, plásticas.. mas, não temos outro corpo para comprar. Daí nossa responsabilidade em cuidar bem dele, instrumento do espírito.

Há casos de câncer em idosos mas também em crianças e em jovens. A origem do câncer está no corpo espiritual, ou perispírito, que registra o passado que plantamos e se manifesta no corpo que temos. Daí porque crianças bem pequenas têm câncer e outras doenças que somente a reencarnação e a Doutrina Espírita explicam.

 

O que ensina a Doutrina Espírita

Cada um de nós é um espírito imortal, uma individualidade, o construtor de sua própria existência. A Terra é o planeta escola/hospital no qual estamos em tratamento de reabilitação para existências mais felizes. Entretanto, isto não é motivo de tristeza, ao contrário, estamos dando “um banho de loja”, como se diz, no nosso perispírito e tirando essas vestes “sujas”, “pesadas” no sentido espiritual para alçarmos vôos mais altos, “bem limpinhos”, diriam as crianças.

Devemos agradecer a Deus pela oportunidade de reabilitação junto à Lei de Amor que, pela nossa ignorância, violamos. É motivo de alegria saber que estamos subindo alguns degraus e não mais nos comprometendo como já fizemos anteriormente, em vidas pregressas.

A Doutrina Espírita explica, esclarece, demonstra, consola, ampara, enfim, mostra a Misericórdia Divina agindo sempre em nosso favor, especialmente, nos momentos mais dolorosos,

É muito bom quando percebemos esse amor pedagógico agindo a nosso favor e não o castigo de Deus, como pensamos outrora, equivocadamente.

 

Experiência pessoal

Em maio de 2010 fiz cirurgia para retirada de um tumor no reto. Depois veio o tratamento com a quimioterapia e radioterapia. Um ano e meio afastada do trabalho no Lar Fabiano de Cristo. Quando estava me recuperando, veio a dengue hemorrágica. Nunca pensei em passar por experiência tão devastadora mas também pude experimentar a extraordinária força do amor. Alguns meses esta coluna recebeu o carinho e o toque pessoal da querida amiga Carla Gemmal.

Amigos, família...essa é a maior riqueza do mundo. Fiquei no colo deles por muito tempo recebendo doses milagrosas de amor! Amigos dos dois planos: daqui e da espiritualidade.

Ah! Esses queridos Amigos Espirituais! Tão bondosos!

Hoje, falo nos benefícios do câncer. O primeiro deles é que nos tornamos mais humanos. Durante esse período enfrentando também o Alzheimer de meu querido pai que também tomou “esse banho de loja”, purificando seu perispírito e minha, igualmente querida, mãe, que desencarnou com metástase óssea, sem sentir nenhuma dor...também pudera!

É o resultado do trabalho no Bem.

Em agosto de 2013 fiz outra cirurgia para retirada de um pequeno câncer na tireóide. Não precisei passar pela iodoterapia. O tratamento médico continua. Meus médicos são meus anjos de guarda, queridos do coração.

Quanta dedicação!!!

Depois de tudo isso, passei minha vida a limpo. Hoje só me interesso pelo essencial. A vida é de uma beleza ímpar! Os minutos na Terra são preciosos e não devem ser desperdiçados! Deus é Pai de bondade e misericórdia! Jesus é o Mestre de amor! Sou muito grata a tudo e a todos!

E, estou usando o lacinho rosa, que ganhei dos amigos da Unidade Sylvio Walter Xavier, do Lar Fabiano de Cristo, em Marabá, no Pará. Eles aderiram à campanha! Eu também! E você?

Se ainda não o fez, não perca tempo. Integre-se no Novembro Azul!

Muita paz!!!

Fonte: site americasamigas.org.br/campanhas

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado