pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2016

Sobre o autor

Ângela Delou

Ângela Delou

Compartilhar -

        “Corte os cabelos e se sinta mais bonita por dentro!” Esse é o título da campanha para doação de cabelos e confecção de perucas auxiliando as mulheres em tratamento de quimioterapia. Existem várias iniciativas incentivando a participação da sociedade a ser solidária ao Outubro Rosa.

Como começou?

         Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro, dirigida às mulheres e à sociedade visando a conscientização em relação aos cuidados de prevenção ao câncer de mama.

         O movimento surgiu em 1990 em Nova York, na primeira Corrida pela Cura, e desde então vem acontecendo anualmente. A partir daí outras cidades e países aderiram e atualmente a campanha corre o mundo.    

          Lacinhos rosas, iluminação rosa em monumentos históricos, prédios públicos, parques e jardins; também corridas, caminhadas, entrevistas, encontros e cartazes em locais públicos e postagens nas redes sociais. São diversas as formas de alertar sobre a necessidade do exame anual de mamografia. É um direito das mulheres!

Mamografia é essencial:

          Segundo o Instituto Nacional do Câncer INCA, o câncer de mama é o que causa maior morte entre as mulheres. Quase 50 mil casos novos são detectados por ano. A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce, pois consegue identificar tumores pequenos, menores de 1 cm, que no autoexame não são percebidos. E quanto mais cedo iniciar o tratamento maiores são as chances de cura. Quanto maior o tumor, menores serão as probabilidades. Entretanto, nunca se deve desistir de buscar ajuda médica e nem abandonar o tratamento.

          O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e o exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer. Se diagnosticado precocemente o índice de cura é de até 95%. Os homens também correm esse risco, daí a campanha Novembro Azul; da mesma forma, visa chamar atenção das pessoas para a necessidade do diagnóstico precoce.

Novembro Azul

       O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

       Novembro azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, como o câncer de testículos e depressão, entre outros.

O que ensina a Doutrina Espírita:

       Vivemos no planeta Terra, um mundo de expiação e provas, ainda em transição para um mundo de regeneração.

        Ensinam os Espíritos Superiores que os habitantes dos mundos de expiação e provas “precisam da doença para apreciarem a saúde”.   

      Emmanuel, espírito mentor de Chico Xavier, no capítulo 54, intitulado “Engenho Divino”, do Livro da Esperança, ensina o seguinte:

      “A vida orgânica é baseada na célula e cada célula é um centro de energia. Todo arrastamento da alma a estados de cólera, ressentimento, desânimo ou irritação equivale a crises de culpa, ocasionando desarranjo e desastre em forma de doença e desequilíbrio na comunidade celular.

      Dirige teu corpo com serenidade e bom-senso.

      Compenetra-te de que, embora a ciência consiga tratá-lo, reconstruí-lo, reanimá-lo, enobrecê-lo e até mesmo substituir-lhe determinados implementos, ninguém, na Terra, encontra corpo novo para comprar.

       Portanto, enquanto for possível, busquemos os cuidados com a saúde e preservação desse instrumento que recebemos na presente encarnação, indispensável ao cumprimento da nossa tarefa. Nosso corpo é um “engenho divino” conforme denominação de Emmanuel.

         

Fontes:

Livros: O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap.III, itens 11 a

15 FEB.

Livro da Esperança, Emmanuel, Francisco C.Xavier, cap.54 Edição CEC, Uberaba-MG

Sites: outubrorosa.net.br;fundacaolacorosa.com; inca.gov.br.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado