pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2019
Compartilhar -

“Os artistas, como os chamados sábios do mundo, podem enveredar, igualmente, pelas cristalizações do convencionalismo terrestre, quando nos seus corações não palpite a chama dos ideais divinos, mas, na maioria das vezes, têm sido grandes missionários das ideias, sob a égide do Senhor, em todos os departamentos da atividade que lhes é própria, como a literatura, a música, a pintura, a plástica.”

 

O presente esclarecimento do espírito Emmanuel vem de encontro à participação dos artistas na Terra. A colaboração é imprescindível diante dos deveres cristãos na elevação do padrão mental dos que igualmente retornam à Terra em busca de aperfeiçoamento e conhecimento.

Nos mundos mais avançados do que o nosso, os artistas são os elaboradores das ideias de Deus, e como tal, conseguem expressar os melhores sentimento em divindade através do seu amor, utilizando sobremaneira as expressões criativas do pensamento.

Em nosso mundo, todavia, os artistas em sua maioria fracassaram, deixando-se levar pelos prazeres efêmeros da vida, onde desviaram dos objetivos de elevação e progresso.

É fato que ao longo dos séculos, muitos espíritos sábios, estiveram entre nós trazendo uma visão mais ampliada dos mundos mais adiantados, ampliando assim, a margem dos nossos conhecimentos.

Grandes músicos, escritores, pintores e escultores, por exemplo, passaram por aqui deixando o traço requintado do seu conhecimento. São inúmeras obras que estão espalhadas por toda parte do nosso planeta, fazendo imenso sucesso diante das pessoas identificadas e portadoras dos mesmos sentimentos.

Aprendemos, durante o nosso período escolar, a gostar desse tesouro artístico, esse patrimônio da humanidade, porque sabemos que essas maravilhas são na verdade a nossa maior e melhor herança cultural. Através delas, as novas gerações aprendem a ver melhor o conceito de beleza e criatividade, sobretudo, de educação e moral.

       Emmanuel chama a nossa atenção para a cristalização do convencionalismo terrestre, que na sua maioria procuram desviar-se do que consideramos como ideal, por razões materiais. Isto é uma preocupação, porque na atualidade a sociedade vem se distanciando dos valores essenciais à cultura e ao belo.

       Na sociedade terrena, encontramos artistas de talento, que deixam pelo caminho o compromisso assumido, para atender os prazeres mesquinhos e rasteiros. Esses artistas são vítimas de suas quedas anteriores, que por escolha preferem a porta larga das oportunidades imediatistas.

       Temos exemplos de artistas que souberam conduzir as suas produções artísticas com o zelo das responsabilidades espirituais. Esses fizeram da sua arte uma contribuição eficiente, a ponto de serem reconhecidos e respeitados.

       A questão em si, não se trata de ganhar com o suor do próprio rosto o pão de cada dia, mas a conduta leviana com que se distanciam dos conceitos libertadores.

A riqueza, o egoísmo, o orgulho e a vaidade têm sido a grande arma das forças contrárias ao bem e, aos detratores somente obterão um dia a consciência do tempo perdido.

       Felizes os que se dedicam ao serviço do bem, espalhando luz por onde passam, porque assim, serão reconhecidos como médiuns aprovados.

       O Espírito Emmanuel nos fala a rigor sobre o médium aprovado pela capacidade de vencer a si mesmo:

- Sempre que sua arte se desvencilha dos interesses do mundo, transitórios e perecíveis, para considerar tão-somente a luz espiritual que vem do coração uníssono com o cérebro, nas realizações da vida, então o artista é um dos mais devotados missionários de Deus, porquanto saberá penetrar os corações na paz da meditação e do silêncio, alcançando o mais alto sentido da evolução de si mesmo e de seus irmãos em humanidade.

Por isso, a importância do artista na Terra é o compromisso criativo através do trabalho voltado para Deus, registrando as belezas criadas por Ele em todo o Universo.

 

Fonte: Emmanuel; Médium: Francisco Cândido Xavier;

Do livro: O Consolador, II Parte, questões 161 até 172.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado