pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
::cck::239::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

     Importante acervo do rádio esperantista disponível na internet

     Mais de 500 programas em esperanto da extinta Rádio Suíça Internacional podem ser ouvidos gratuitamente pela internet. As gravações foram preservadas e publicadas pelos apresentadores Claude Gacond e Artur Baur. O acervo, mantido pelo Centro de Documentação e Estudos da Língua Internacional da Biblioteca de La Chaux-de-Fonds, abrange os anos de 1977 a 1991. Há notícias, entrevistas e palestras de grandes nomes da história do esperanto, como Claude Piron. O material pode ser ouvido no endereço www.cdeli.org/sonarkivoj.

     Nonagenário publica livro de esperanto

     Um exemplo para esperantistas de todo o mundo. O poeta cearense José Saraiva Mattos publicou o livro didático Praktika Kurso de Esperanto (Curso Prático de Esperanto). Trata-se de um método elementar, que objetiva ensinar a o idioma auxiliar neutro por meio da língua portuguesa.

     A obra contém 172 páginas, 48 lições, 40 exercícios, glossário, palavras-cruzadas, gramática, poemas e citações de autores famosos. Além disso, apresenta informações básicas acerca do movimento esperantista.

     José Saraiva Mattos, cujo pseudônimo no meio do esperanto é Jozefo Hajlo, tem 96 anos e reside em Salvador. Nasceu em 10 de julho de 1918, em Guaraciaba do Norte (CE). Durante a II Guerra Mundial, serviu como soldado da FEB. Após a aposentadoria tornou-se esperantista. Atualmente, é membro da Associação Universal de Esperanto, da Liga Brasileira de Esperanto e da Associação Baiana de Esperanto.

     Novo programa de esperanto da Rádio Boa Nova

     A Rádio Boa Nova, de São Paulo, transmite aos domingos o programa Expresso Esperanto. A atração vai ao ar às 16h00, com produção e apresentação de Teka Baptista e Osmar da Silva Alves. A cada semana são abordados diferentes pontos da gramática do idioma. Também há notícias e músicas. Expresso Esperanto pode ser ouvido pela internet, em www.radioboanova.com.br.

     Esperanto foi amplamente divulgado na Jornada Mundial da Juventude

     O esperanto foi amplamente divulgado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013). Apesar do pequeno número de voluntários presentes, os que compareceram desdobraram-se nos esforços de difusão da Língua Internacional neutra. Com mais de dois milhões de peregrinos, vindos de mais de 100 países, a capital fluminense foi um campo fértil para a promoção do idioma auxiliar.

     O principal ponto de encontro dos esperantistas foi o Largo da Carioca, no Centro da cidade. Naquele local, a Cooperativa Cultural dos Esperantistas (KKE) promoveu distribuição de panfletos e realizou propaganda verbal em português, espanhol e inglês. As atividades, realizadas nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, estenderam-se também ao Convento de Santo Antônio e à Catedral Metropolitana.

     Nem o mau tempo arrefeceu o ânimo dos ativistas. Milhares de pessoas viram a bandeira do esperanto tremulando no antigo Tabuleiro da Baiana, tradicional reduto esperantista. Muitos peregrinos reconheceram o pavilhão da estrela verde. A maioria, porém, pensava tratar-se de um país.

     No dia 26 (sexta-feira), um grupo de 15 pessoas, fez propaganda do idioma na Quinta da Boa Vista. Naquela oportunidade, o Papa Francisco esteve no local, o que atraiu milhares de católicos. Sob a coordenação da Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERJ) e da Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR), os manifestantes levaram faixas, bandeiras e cartazes, além de terem distribuído grande quantidade de folhetos.

     Em Niterói, o esperanto foi divulgado pelas ruas de Icaraí, na zona sul da cidade. Na manhã de 26 de julho, o idioma e sua bandeira foram apresentados brevemente no Santuário das Almas. Naquela igreja, fiéis ficaram admirados ao saber que alguns santos e beatos - como o Papa João Paulo II - não só falavam fluentemente a língua criada por L. L. Zamenhof, como incentivavam seu amplo uso no meio católico.

     Em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, houve divulgação principalmente nos últimos dias da Jornada Mundial da Juventude. Naquela praia foi realizada panfletagem.

     Além de O Esperanto Ilustrado, o portal Libera Folio e a Rádio Vaticano deram cobertura às atividades esperantistas ocorridas durante a JMJ 2013.

     Restaurante esperantista inaugurado no Rio

     Desde o dia sete de julho funciona no Rio de Janeiro o restaurante Esperanto: Nosso Pontinho. O estabelecimento situa-se no Cachambi, bairro da zona norte da capital fluminense.

     Seu proprietário é o veterano esperantista Luiz Carlos Nunes D'Angelo. O empresário declarou que deseja que o local se torne um "verdadeiro ponto de encontro dos falantes do esperanto."

     O restaurante funciona de segunda a sábado. Aguarda-se a reação do público para que a direção decida se as portas serão abertas também aos domingos.

     Saudações e bons augúrios são bem-vindos por carta ou correio eletrônico.

     Esperanto: Nosso Pontinho está localizado na Rua Ferreira de Andrade, 218 - Cachambi, Rio de Janeiro. CEP 20780-200.

     Florianópolis receberá o próximo Congresso Brasileiro de Esperanto

     Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2014, acontecerá em Florianópolis o Congresso Brasileiro de Esperanto. O tema das atividades será "Esperanto, por que não?". O foco será a divulgação e o ensino da língua. A organização está sob a responsabilidade do Esperanto-Klubo de Florianópolis, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto e do Governo do Estado de Santa Catarina.

     Um giro pelo movimento esperantista

     * Está marcado para o dia oito de setembro o XVII Encontro Espírita-esperantista do Centro Espírita Leon Denis.

     * Entre os dias primeiro e oito de agosto acontece na Hungria a Semana Internacional da Juventude Esperantista.

     * O portal Lernu.net recebeu o Prêmio Deguĉi 2013.

     * A suíça Mireille Grosjean foi eleita presidente da Liga Internacional de Professores de Esperanto.

::/fulltext:: ::cck::239::/cck::
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta