pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2019

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Aconteceu no dia dois de dezembro o 25º Encontro Espírita Esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central foi “Uma nova era: Evangelho-Espiritismo-Esperanto”. O local das atividades foi o Grupo Espírita Principiantes de Boa Vontade, situado no bairro de Ricardo de Albuquerque, na capital fluminense.

 

Editora paulista relança clássicos da literatura em esperanto

 

A editora Esprima, de São Paulo, lançou no mercado uma série de minilivros clássicos da literatura esperantista. Trata-se do projeto editorial “Nia Juvelaro” (Nossas Joias). Cada exemplar tem no máximo sete centímetros. Até o momento, foram publicados títulos como “Ekzercaro kaj Paroladoj”, de Lázaro Luís Zamenhof; “Marta”, de Eliza Orzeszko, entre outros. O responsável pela editora é o gráfico e livreiro José Tenório. No próximo dia dez, será lançado Hamleto, de William Shakespeare, em tradução feita pelo próprio criador do esperanto. Detalhes no endereço www.esprima.com.br.

 

Esperanto é sucesso em aplicativo de ensino de idiomas

 

O esperanto é um sucesso no Duolinguo. A língua criada por Zamenhof é a sexta mais ativa no recém-implantado sistema de eventos presenciais do aplicativo. A Associação Universal de Esperanto (UEA) colabora na elaboração e na divulgação da agenda. Recentemente aconteceram encontros em Londres, Paris, Madri e Santos. Perto de dois milhões de pessoas já aprenderam o idioma pelo Duolinguo. De acordo com o brasileiro Emilio Cid, diretor da UEA, os organizadores do app têm uma imagem positiva da Língua Internacional Neutra e estão prontos para auxiliar na realização de reuniões culturais para os alunos.

 

Ingleses aprovam novo método de esperanto

 

Foi lançado na Inglaterra o livro “Complete Esperanto”. Trata-se de um curso do idioma para quem não estuda em sala de aula. Os autores são Tim Owen e Judith Meyer. Além de lições de gramática e interpretação de textos, a obra apresenta noções da cultura esperantista. De acordo com a Associação Britânica de Esperanto, as vendas inicialmente estão sendo feitas apenas no Reino Unido.

 

UEA publica mensagem no Dia das Nações Unidas

 

A Associação Universal de Esperanto divulgou mensagem por ocasião do Dia das Nações Unidas, ocorrido em 24 de outubro. A entidade publicou comunicado de imprensa no qual saudou a passagem dos 73 anos de criação da ONU. O documento inicia contextualizando a reestruturação da UEA após o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do fascismo. Em seguida, enfatiza os princípios comuns a ambas as instituições, principalmente o diálogo entre os povos, a inclusão social e a busca do desenvolvimento sustentável. Ao final, conclama a comunidade mundial de falantes da Língua Internacional Neutra a acompanhar e apoiar o trabalho da Organização das Nações Unidas em prol da paz. 

 

“Filme triste, que me fez chorar...”

 

Um filme no Youtube tem levado inúmeros esperantistas às lágrimas mundo afora. O vídeo mostra a extinção da Associação de Esperanto de Linz, no norte da Áustria. A entidade funcionou entre 25 de maio de 1946 e 13 de junho deste ano. O apresentador, Oliver Kim, começa apresentando as instalações, a biblioteca e o mobiliário. A seguir, aponta como principal motivo para o encerramento das atividades o baixo número de associados, o que impossibilitou até a escolha de um novo presidente. Ao final, justifica a decisão dizendo que nos dias de hoje, as pessoas preferem o movimento virtual. A sala foi devolvida à Rede Ferroviária Austríaca. Parte do acervo, de aproximadamente mil e quinhentos livros, foi doada ao Museu do Esperanto de Viena. O restante foi remetido à Associação Esperantista Checa.

 

Professor carioca lança método de esperanto

 

A Editora Baraúna comercializa o livro "Komenca Esperanto - por baza kurso", do professor Azuil Vasconcellos. Trata-se de um método elementar, com lições distinguem-se faladas integralmente na Língua Internacional neutra. Para atingir o objetivo, o escritor estimula a criatividade dos instrutores. A obra tem duzentas e cinco páginas e pode ser encomendada diretamente ao editor, no endereço www.editorabarauna.com.br.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • Uma exposição sobre o esperanto vai acontecer entre os dias 15 e 22 deste mês, em Fuenlabrado, na Espanha.
  • A cada três meses acontece em Praga, na República Checa, uma missa em esperanto.
  • Foi inaugurada, em 15 de setembro, uma a associação esperantista no âmbito da Universidade de Línguas e Culturas de Pequim, na China.
  • Está na internet a mais nova edição do podcast russo Radio Esperanto.
  • No dia 27 de outubro, a Associação Esperantista de Shangai, na China, organizou um seminário sobre a história do idioma.
  • A gravadora esperantista Vinilkosmo relançou, em formato digital, o álbum “Tute ne gravas”, produzido em 1986 pelo grupo Amplifiki.
  • A Federação Espírita Brasileira lançou a versão em audiolivro de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, em esperanto, disponível gratuitamente no endereço www.febnet.org.br.
  • O brasileiro Fernando Maia Junior participou do Dia de Portas Abertas da Associação Universal de Esperanto, ocorrido no em 17 de novembro, em Roterdã, na Holanda.
  • No mesmo dia aconteceu mais um concurso da Liga Internacional de Radioamadores Esperantistas.
  • A Liga Escoteira de Esperanto completou cem anos de existência.
  • O aplicativo da rede social esperantista Amikumu vem fazendo sucesso na App Store e no Google Play.
  • Entre os dias 26 e 28 de novembro, um grupo de Esperantistas participou da Conferência Poliglota, em Liubliana, na Eslovênia.
  • De dois a quatro de novembro ocorreu em Changzhou, na China, a Conferência Comum do Grupo Esperantista Internacional de Comércio e Economia.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado