pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Julho 2019

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Editora Lorenz lançou em esperanto o livro “Obreiros da Vida Eterna”. A obra foi ditada pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier em 1946. O título na Língua Internacional é “Laboristoj de la Eterna Vivo”. No texto, o autor trata do umbral e ensina como se dá a organização de missões espirituais. “Obreiros da Vida Eterna” é a quarta obra da Coleção “A Vida no Mundo Espiritual”, de André Luiz. A edição é uma parceria da Editora Lorenz com a Federação Espírita Brasileira. Do mesmo espírito também foram publicadas em esperanto as obras “Nosso Lar” e “Os Mensageiros”.

 

Dicionários técnicos em esperanto ao alcance do público

 

O site da Biblioteca Esperantista de Ciência e Tecnologia apresenta ao público mais de 250 dicionários e vocabulários técnicos em esperanto. O material está disponível para leitura e download gratuitos. São livros sobre os mais variados temas, de agricultura a zoologia. Um dos títulos liberados é o “Originala Esperanta Bildvortaro”, do professor Sylla Chaves. A coleção faz parte do portal Ret-Info, organizado pelo jornalista húngaro Szilvási László. O endereço é www.eventoj.hu.

 

Monumento ao criador do esperanto inaugurado na Polônia

 

Um monumento em honra ao criador do esperanto foi erguido em Bialystok, no interior da Polônia. Trata-se de uma estátua retratando um jovem Lázaro Luís Zamenhof, inaugurada no dia 14 de abril, em homenagem aos 102 anos de seu falecimento. O prefeito da cidade descerrou a escultura. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em 2017. Durante a solenidade, houve discursos de autoridades e representantes dos grupos esperantistas locais. Um coral infantil entoou o hino do esperanto. Ao final, depositaram-se flores ao pé do outro monumento a Zamenhof, localizado nas proximidades.

 

Castelo esperantista prepara-se para o verão europeu

 

O verão europeu reserva uma série de atividades no castelo esperantista. Entre oito e dezoito de julho, acontecerá um curso intensivo com intercâmbio. Haverá vagas para alunos iniciantes, intermediários e avançados. As aulas serão ministradas pelos professores Dennis Keefe e Marion Quenut. Do dia seis ao dia dezesseis de agosto ocorrerá o evento “Crianças, famílias e danças”. O castelo de Gresillon está situado em Baugé, no interior da França.

 

Portal multilíngue divulga o esperanto

 

A Associação Universal de Esperanto está fazendo a divulgação do portal Esperanto.Net. O ambiente virtual oferece aos internautas informações básicas sobre o idioma e o movimento esperantista, além do contato com associações nacionais e regionais. Todo o conteúdo está disponível em 66 línguas, e o site mostra automaticamente a do visitante.

 

Aulas de esperanto em Bangu

 

O Esperanto é ensinado na Biblioteca Escolar Municipal Cruz e Souza, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As aulas do curso básico acontecem às segundas e terças-feiras, sob a coordenação dos professores Marilza Silva e Evandro Caboclo. Detalhes pelo telefone (21) 3467-5551. A Biblioteca Escolar Municipal Cruz e Souza está situada na Rua Silva Cardoso, 349, em Bangu.

 

Livros da série “O Mágico de Oz” disponíveis em esperanto na internet

 

A tradução em esperanto da coleção “O Mágico de Oz” está disponível gratuitamente na internet. A obra, lançada pelo norte-americano Lyman Frank Baum em 1901, foi traduzida pelo esperantista Donald Broadribb, do mesmo país. No idioma criado por Zamenhof, o título ficou "La Sorchisto de Oz". Ao todo são 14 livros na Língua Internacional Neutra. Todos estão reunidos no site Studio. Um vídeo sobre a série foi publicado no YouTube.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • A Federação Eslovaca de Esperanto encaminhou ao Ministério da Cultura documento propondo que o esperanto seja oficializado como patrimônio imaterial cultural do país.
  • Um filme sobre a obra da escritora esperantista inglesa Marjorie Boulton é o mais novo vídeo do médico Paulo Sergio Viana no YouTube.
  • A Associação Universal de Esperanto divulgou mensagem alusiva ao Dia Internacional das Famílias, comemorado em 15 de maio, promovido pela Organização das Nações Unidas.
  • A Legião da Boa Vontade publicou em esperanto o artigo “Doação de sangue: por que é um ato de amor?”
  • Entre quatro e onze de agosto acontecerá em Barcelona, na Espanha, o Congresso da SAT (Associação Apátrida Mundial).
  • O Museu Nacional da Áustria disponibilizou na internet todas as obras publicadas por Zamenhof até 1930.
  • O presidente da Finlândia será o patrono do Congresso Universal de Esperanto deste ano.
  • O Conselho Espirita do Estado do Rio de Janeiro promove, nas manhãs de sábado, o estudo da Doutrina dos Espíritos em esperanto.
  • A Associação Universal de Esperanto lançou na internet o site Eventa Servo, contendo a agenda mundial de eventos esperantistas.
  • Passaram a ser produzidos na China os cartões de membro vitalício da Associação Universal de Esperanto.
  • Entre 12 e 20 de julho acontece em Nitra, na Eslováquia, mais uma edição dos Estudos de Esperanto de Verão.
  • A Rádio Rio de Janeiro (AM 1400 kHz) apresenta aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta