pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2019

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Organização Mundial da Juventude Esperantista tem nova diretoria. Os novos dirigentes foram eleitos durante o recém-terminado congresso da entidade, ocorrido entre 28 de julho e quatro de agosto na Eslováquia. O presidente é Abel Johannes Kiefte, da Holanda. Os vices são Mounir Abjiou, do Marrocos, e Hoan Tran, do Vietnã. A professora paulista Karina Oliveira também faz parte do corpo diretor. Foram escolhidas cinco mulheres para um total de nove postos de direção.

 

Coletânea literária relançada na Rússia

 

Foi publicada na Rússia a quarta edição do livro “Baza Literatura Krestomatio”. Trata-se de uma coletânea de textos de diversas partes do mundo, com a finalidade de mostrar um panorama da produção literária contemporânea do movimento esperantista. São ao todo 134 obras em prosa e poesia, produzidas por 59 autores. O material foi compilado pela comissão internacional formada por Vilmos Benczik, István Ertl, Aleksander Korĵenkov e Russ Williams.

 

Esperanto divulgado em universidades da China

 

A Língua Internacional Neutra vem sendo divulgada nas universidades do nordeste chinês. A Associação Esperantista de Liaoning organizou o seminário “Falando da China em Esperanto”. A professora Jiao Xiyang palestrou. Em seguida, aconteceu uma apresentação de tai chi chuan, com a descrição dos movimentos no idioma auxiliar. Dezenas de alunos assistiram. O evento fez parte do projeto “O Esperanto nas escolas”, promovido pela Liga Chinesa de Esperanto.

 

Novo aplicativo em esperanto

 

Foi lançado o aplicativo para dispositivos móveis Vortludo. Trata-se de um jogo de palavras cruzadas em esperanto, mais ou menos nos moldes do site Skrablo. Os idealizadores foram o programador Peter Fleckenstein, diretor da startup Krifle, e Mia Nordentoft, presidente da Organização da Juventude Esperantista da Dinamarca. O analista de sistemas Jacob Nordfalk ajudou na ampliação do vocabulário na Língua Internacional Neutra. O jogo vem despertando a atenção do público desde o lançamento da versão de testes. O app Vortludo está disponível para os sistemas Android e iOS, podendo ser baixado gratuitamente pelo Google Play e pela Apple Store.

 

Nova edição de Rio Esperantista

 

A Associ ação Esperantista do Rio de Janeiro lançou a edição número 207 da revista Rio Esperantista. O destaque de capa é o artigo “La homo kaj la rido” (O homem e o riso), de José Mauro Progiante. Outra matéria de relevo é a homenagem ao professor e engenheiro Alberto Flores, falecido no último dia primeiro de maio. Rio Esperantista pode ser lida e baixada gratuitamente pelo endereço www.facebook.com/aerj.esperanto.

 

Simpósio de esperanto em Recife

 

No dia 19 de novembro, acontecerá em Recife o Nono Simpósio Pernambucano de Esperanto.  O tema do evento é “A arte de trabalhar em conjunto: o esperanto e os movimentos parceiros”. A organização é de responsabilidade da Associação Pernambucana de Esperanto.

 

Site de estudos bíblicos inteiramente traduzido para o esperanto

 

O Centro de Estudos Bíblicos G. Vannucci, sediado em Montefano, na Itália, traduziu todo o conteúdo do seu portal para o esperanto. O português também está entre os idiomas do site. Na última semana foi publicado na Língua Internacional Neutra o comentário do padre Alberto Maggi sobre o evangelho segundo Lucas, capítulo 11, versículos de primeiro a treze. O título do texto é “Pedi e se vos dará”.

 

Começam os preparativos para o Congresso Africano de Esperanto

 

O Sétimo Congresso Africano de Esperanto está marcado para acontecer entre 21 e 27 de dezembro. O palco das atividades será a cidade de Bujumbura, no Burundi. Palestras, apresentações musicais, aulas e passeios estão na programação.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • Foi publicada a resolução do 104º Congresso Universal de Esperanto.
  • A cidade de Montreal, no Canadá, foi escolhida para sediar o próximo Congresso Universal de Esperanto.
  • A Associação Esperantista do Rio de Janeiro lançou mais uma edição do informativo AERJ Informa.
  • O 13º Congresso Paulista de Esperanto vai acontecer em São Carlos, nos dias 12 e 13 de outubro.
  • O esperantista Marc Konijnenberg concedeu, na manhã de 29 de julho, entrevista sobre o esperanto na NPO Radio 1 de Amsterdã, na Holanda.
Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta